Biomedicina: qual é o salário médio? E o mercado de trabalho? Veja aqui!

biomedicina salario

Biomedicina salário é um dúvida que muitas pessoas interessadas na área possuem. Afinal, os valores tendem a ser diferentes, dependendo da região, especializações e experiência na área que o profissional possui. 

Independentemente disso, Biomedicina é uma área das ciências situada entre a Medicina e a Biologia. Os profissionais especializados nessa área devem diagnosticar as diferentes doenças que afetam os seres humanos. 

Se você tem interesse em seguir na área, o primeiro passo é descobrir mais informações sobre Biomedicina. Afinal, a sua carreira é importante, e um dos aspectos mais relevantes é a remuneração. Dito isso, veja mais informações sobre a área.

biomedicina salario

Faça Biomedicina na Estácio e garanta o seu futuro!

Descubra qual o salário de Biomedicina

Antes de conhecer qual é o Biomedicina salário, é importante dizer que essa é uma carreira que está em alta no Brasil. Situada no meio da Medicina e da Biologia, os profissionais atuam no diagnóstico das principais doenças que afetam os seres humanos, desenvolvendo tratamentos. 

Ou seja, os biomédicos são responsáveis por pesquisar, identificar e classificar os microrganismos causadores de doenças. Por se tratar de uma carreira em crescimento, é de se estar que a Biomedicina salário seja boa. 

Além disso, nos últimos anos, a Biomedicina expandiu a sua área de conhecimento. Hoje os profissionais criam vacinas para o tratamento de doenças, mas também são especializados em mais de 30 áreas do conhecimento. 

A demanda por esses profissionais também aumentou nos últimos anos, justamente pelas pesquisas avançadas sobre as células tronco. E, para seguir esse fluxo de crescimento, o Biomedicina salário é de bom grado. 

Qual é o Biomedicina salário?

Primeiramente, é importante dizer que o Biomedicina salário pode variar por vários aspectos. Mas o salário desses profissionais costuma ser superior a R $2.300,00 no Brasil. E, dependendo da região e experiência, o valor tende a aumentar!

Atualmente, as regiões com maior demanda desses profissionais são Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Por essa característica, é de se esperar que os biomédicos dessas regiões, ganhem uma remuneração melhor. 

Agora que você tem essas informações em mente, fica mais fácil entender que o Biomedicina salário varia por diversas razões. E, se você quiser seguir na área, vale a pena conhecer todos esses aspectos. 

Qual é o piso salarial da Biomedicina? 

Antes de mais nada, é importante dizer que a Biomedicina é uma área que não conta com um piso salarial fixo em todo o Brasil. Sendo assim, o salário mínimo desses profissionais é recomendado por acordos seletivos, que normalmente acontecem no sindicato de cada região. 

Caso seja um biomédico da região de São Paulo, por exemplo, o piso salarial será de R $2.000,00. Já na região de Goiás, o valor é de R$ 2.200,00, enquanto que no Rio Grande do Norte, esse piso é de R$ 1.800,00. 

Ou seja, cada região do Brasil tem a sua própria maneira de definir qual é o piso salarial dos biomédicos. Se você tem interesse em seguir na área, vale a pena conhecer quais são os aspectos considerados para o Biomedicina salário em sua região. 

Qual é o salário mínimo dos biomédicos? 

Assim como as demais carreiras, o salário mínimo dos biomédicos pode ser diferente dependendo de vários aspectos. Porém, segundo dados levantados por sites especializados, o salário mínimo desses profissionais no Brasil é de R $2.200,00. 

Além disso, o menor salário desses profissionais gira em torno de R $1.600,00, enquanto que o mais alto é a partir de R $3.200,00. As melhores remunerações são em indústrias e laboratórios especializados na área. 

biomedicina salario

Como é a carreira dos biomédicos? 

Agora que você conhece o Biomedicina salário, saiba que essa profissão é regulamentada pela Lei 6.684, de 03/9/79. De acordo com essa regulamentação, os profissionais só podem seguir essa carreira após finalizar a especialização em Biomedicina. 

Essa modalidade de curso é reconhecida pelo MEC. Ou seja, assim que você terminar a sua graduação, receberá um certificado válido para todo o território nacional. Lembre-se de encontrar uma instituição de ensino que ofereça esse tipo de suporte para o curso. 

Existem vários campos para seguir após se formar em Biomedicina, como Radiologia, Virologia, Reprodução Humana, Bioquímica, Genética, Microbiologia, Imunologia, Anatomia Patológica e afins. 

Caso tenha interesse em seguir em qualquer área da Biomedicina, o biomédico deve estar habilitado. Ou seja, deve passar por uma habilitação, seja através de estágios, graduação ou pós-graduação. 

Além disso, existem ótimas oportunidades para os biomédicos através dos concursos públicos. Se você tem interesse em seguir carreira nessa modalidade, vale a pena conhecer as opções. 

Atualmente, grande parte dos biomédicos do Brasil atuam em laboratórios especializados na área. Mas é possível encontrar oportunidades em hospitais, clínicas voltadas para a parte estética, instituições que realizam pesquisas e demais campos. 

A carreira dos biomédicos é bastante promissora! Além disso, trata-se de uma área que está em alta em nosso país, garantindo uma maior taxa de empregabilidade e boas remunerações.